São Paulo, 24 de Janeiro de 2018

Consórcio de Imóveis - Condições do Produto

 

Como ocorre a atualização das Cartas de Crédito contempladas até a utilização?

A CARTA DE CRÉDITO, enquanto não utilizada, permanece em conta e será atualizada pelo mesmo índice de remuneração do fundo comum até o dia útil imediatamente anterior ao da sua efetiva utilização.

Como proceder no caso de desistência da compra de uma cota de consórcio?

A desistência pode ocorrer em até 7 dias corridos, contados da data da assinatura do Contrato de Adesão, recebendo todos os valores eventualmente pagos. Após este prazo, o consorciado pode desistir a qualquer tempo, por solicitação formal, desde que não tenha sido contemplado, neste caso o valor será restituído no encerramento do grupo, conforme regras definidas no Contrato de Adesão.

Para participar de votações em Assembleia o consorciado deverá estar presente?

Não, também serão considerados presentes as Assembleias Gerais Extraordinárias os consorciados que, em dia com o pagamento de suas prestações, enviarem seus votos por carta, com AR, e cujo voto tenha sido recebido pela administradora até o último dia útil anterior ao dia da realização da assembleia. Quando poderá ocorrer alteração do valor da Carta de Crédito? A alteração do valor do crédito contratado (troca de bem), só poderá ocorrer após a realização da 1ª AGO (Assembleia Geral Ordinária) do grupo, sendo facultado ao consorciado adimplente e não contemplado alterar o valor contratado por 2 vezes, no máximo, durante o prazo de vigência do plano, por outro valor disponível no grupo.

Existe algum custo para realizar a transferência de cotas?

Sim, na transferência de cota, é cobrada uma taxa equivalente a 1% do valor da Carta de Crédito atualizada.

Existe impedimento para transferência de cotas?

Sim. Só é permitida se todas as prestações vencidas estiverem quitadas.

Qual o prazo mínimo para converter o valor da Carta de Crédito em dinheiro?

A solicitação de conversão do crédito em espécie pode ocorrer no prazo mínimo de 180 dias após a contemplação, com a quitação do saldo devedor.

Como é feito a atualização da Carta de Crédito não utilizada após a contemplação?

O valor da Carta de Crédito, após a contemplação, enquanto não utilizada, permanece depositado em conta vinculada, sendo devidamente corrigida por aplicação financeira. O saldo devedor e as prestações continuam sendo atualizados pelo INPC. A gestão destas aplicações é feita pela área de investimentos da CAIXA CONSÓRCIOS, de modo que os valores estão aplicados em LFT- Tesouro Nacional (Letras Financeiras do Tesouro) e possuem seu reajuste diário.

Conheça o Sistema
de Consórcio

O sistema de consórcio é uma maneira segura e planejada para aquisição de bens de consumo, móveis ou imóveis, baseada na união de pessoas com os mesmos objetivos.

O grupo de pessoas forma uma poupança comum, por meio de contribuição de todos os participantes, para que possam adquirir o direito ao valor determinado. É o chamado autofinanciamento.